
Este projecto conhecido por "water cube" é da autoria do atelier australiano PTW.

A única forma e acesso ao Centro Nacional é através de pontes. Existe um fosso que divide este edifício da terra e, nele desenvolve-se uma parede de água para elevar o sistema espacial acima do chão.
Na zona de entrada, a parede de água atinge a altura total com um pano de vidro para permitir que a luz do dia seja filtrada no lobby. Tal permite a experiência de uma caminhada através de plano de água cada vez que se entra no edifício. Os fossos e os tanques servem como recolha, filtro e sistema de reciclagem para economizar água e alcançar o objectivo das "olímpiadas verdes". São ligados sob o solo.



O edifício funciona como estufa absorvendo radiação solar e evitando perda de calor. Deste modo, captasse a radiação solar onde é mais necessária e preserva-se ai, isto é, à volta da piscina. A massa térmica do betão e da água absorvem e irradiam de volta esse calor à noite.
Os vãos interiores podem ser abertos ou fechados permitindo controlar os níveis de luz e criar um efeito de sombra.

A forma do edifício (quadrado) tem grande significado para esta cultura oriental. Os chineses escolhem o quadrado para definir as suas cidades e as suas casas. Tal acontece, porque os chineses acreditam que esta forma é a alegoria de uma harmonia equilibrada, ou seja, representa a ordem, a inteligência e o conhecimento do Homem. Existe muito a ideia de "céu curvo e terra quadrada".
O Estádio representa o lugar de união do Homem com os deuses, espiritual e fisicamente.
O Centro Nacional de Natação representa o local que traz às pessoas a felicidade e, todos os tipos de fantasia.
Os dois edifícios relacionam-se axialmente através da esplanada olímpica. Desta forma a arquitectura permite que a terra e o céu comuniquem, que a água e o fogo dialoguem...Tal cria sensações e formas, ou seja, Yin e Yang. Estes definem-se e reforçam-se mutuamente um ao outro.